"O saber reflexivo talvez seja a principal característica da espécie Homo sapiens." A partir dessa afirmação, explique de que maneira tal característica - tipicamente humana - afeta a relação do ser humano com o mundo em que ele vive. Para tanto, descreva como, em sua opinião, seria o mundo sem os seres humanos.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-20T22:45:30-03:00
O ser humano tem a capacidade do raciocínio, característica genuinamente humana, portanto o homen pode resolver situações de conflito com a natureza, adaptando-se com facilidade. O mundo sem nós seres huamanos, seria uma grande cadeia alimentar em que sempre prevalecerá a força bruta.

Espero ter te ajudado Freitas !
Abraço.
9 4 9
2014-04-21T10:29:28-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Prezado,

O planeta Terra no qual o o ser humano (ou outra espécie inteligente de pensamento abstrato) nunca houvesse aparecido, provavelmente, apresentaria animais gigantes, a megafauna, que habitava quase todos os continentes antes da chegada da espécie humana, saindo a partir da África, nosso local de origem.

Assim, possivelmente, haveria ainda mamutes, rinocerontes-lanudos,  tigres dente-de-sabre, aves enormes, preguiças gigantes, tatus gigantes, dentre outros animais da megafauna, que foram extintos quando o ser humano chegou aos novos continentes, levando-os à extinção.

Além disso, o mundo não apresentaria a problema de aquecimento global e os buracos na camada de ozônio, bem como a poluição e outros problemas trazidos pelas atividades humanas, evitando a gigantesca quantidade de espécies que estão desaparecendo na atualidade.

Se a nossa espécie desaparecesse hoje, o mundo e os ecossistemas se reequilibrariam e a vida continuaria sem qualquer problema.

Para complementar essa resposta, sugiro que veja os vídeos " O Mundo Sem Ninguém (Completo e Dublado) " e " O mundo sem Humanos ".

Bons estudos!
3 5 3