A distância entre duas estações de metrô é igual a 2,52 km. Partindo do repouso na primeira estação, um trem deve chegar à segunda estação em um intervalo de tempo de 3 minutos. O trem acelera com uma taxa constante até atingir sua velocidade máxima no trajeto, igual a 16 m/s. Permanece com essa velocidade por um certo tempo. Em seguida, desacelera com a mesma taxa anterior até parar na segunda estação. A) calcule a velocidade média do trem, em metros por segundo B)esboce o gráfico de velocidade por tempo e calcule o tempo gasto para alcançar a velocidade máxima, em segundos

2

Respostas

2014-04-20T20:35:18-03:00
Para se descobrir a VELOCIDADE MÉDIA vc sempre vai usar essa formula: V=D/T
E tem que ter em mémoria as unidades de conversão as quais são:

Km⇒M  Multiplica por 1000   M⇒Km Divide por 1000
M⇒Cm  Multiplica por 100     Cm⇒M Divide por 100
Cm⇒Mm Multiplica por 10     Mm⇒Cm Divide por 10

H⇒Min⇒Seg Multiplica por 60
Seg⇒Min⇒H Divide por 60

Km/h⇒M/s  Divide 3,6
M/s⇒Km/h  Multiplica 3,6


Sabendo já das unidades de medida agora vc deve saber as formulas as quais são:

V=
 \frac{D}{T}
T= \frac{D}{V}
D=V.T

Sabendo disso agora vamos ao exercicio:

O exercicio fornece a distancia, o tempo e a velocidade, mas na primeira exigência pede-se a velocidade média em "M/S" 

V=?
D=2,52Km
T=3 Minutos

(Lembrando sempre escreva quais unidades são para que vc lembre de converter depois....)

Na física as Unidades de medidas mais usadas na velocidade media são os Km/h e M/s, não é usual o Km/min ou Cm/h Se VC COLOCA ISSO EM UMA PROVA É CONSIDERADA ERRADA...

Enfim fazendo a operação ira cair neste resultado:


V=
 \frac{D}{T}
V=
 \frac{2,52Km}{3Min}

OPS, LEMBRANDO NÃO SE DEVE CALCULAR KM/MIN, ENTÃO TEMOS 2 OPÇÕES OU EU TRANSFORMO 2,52 KM POR METRO E DEPOIS TRANSFORMO 3 MIN POR SEGUNDO PARA SAIR O RESULTADO EM M/S OU EU TRANSFORMO 3 MIN POR HORA E FICA O RESULTADO EM KM/H E DEPOIS O RESULTADO FINAL EU TRANSFORMO EM M/S PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA QUESTÃO, DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA VAI CAIR EM APENAS UM RESULTADO (14 M/S) VOU FAZER DAS DUAS MANEIRAS PARA VC ENTENDER OK??

1ª OPÇÃO

V= \frac{2,52Km}{3Min}

Transformando 2,52 km para Metro

2,52/1000=0,00252M

V= \frac{0,00252M}{3 Min}

Transformando 3 Min para Segundos

3.60=180s

V= \frac{0,00252M}{180s}

Agora a conta esta perfeita para fazer o calculo! XD

V= \frac{0,00252M}{180s}
V=0,000014 M/s

2º OPÇÃO

V=
 \frac{2,52Km}{3Min}

Transformando 3 Min para hora

3min/60=0,05h

Agora a conta esta perfeito para o calculo pois é Km/h, mas não esqueca de no final converter para M/s para atender as exigências da questão

V= \frac{2,52Km}{0,05h}
V=50,4Km/h

Convertendo Velocidade

50,4km/h/3,6= 14m/s


Bem é isso espero que vc tenha entendido,caso não é só me perguntar :)
3 3 3
tempo é igual a velocidade vezes a distancia
Olha vou fazer passo a passo para vc entender
espera um pokinho ;)
Olha só consegui responder a A a B eu não sei na:/
não* :/
A melhor resposta!
2014-04-20T20:55:53-03:00
Olá, Larissaoliveirar.

Fórmula que iremos utilizar:

V_{m} =  \frac{DS}{Dt}

Onde:

V_{m}=?\\ DS=2,52km=2520m\\Dt=3min=180s


Substituindo:

V_{m} = \frac{DS}{Dt}
V_{m} = \frac{2520}{180}
V_{m} = 14m/s
3 5 3
essa foi a pergunta A e a pergunta B em??
A.