Respostas

2013-06-07T19:44:53-03:00

Olá Raiane!
Um dos principais movimentos messiânicos brasileiros ocorreu no final do século XIX sob a liderança de um beato, chamado Antônio Vicente Mendes Maciel, nascido no inteiror do Ceará, ele atravessou o sertão nordestino ajudando os pobres e organizado rezas. Conhecido com Antônio Conselheiro, pregava os principios católicos numa liguaguem sertaneja, para que todos entendessem..
Juntamente com seus seguidores, fundou ás margens do Rio Barris, numa região conhecida com Canudos, o povoado Belo Monte. Lá organizaram uma comudidade religiosa, em qual cada trabalhador era dono do que produzia. Aos poucos o povoado foi atraindo mais e mais camponeses.
Os fazendeiros daquela região se setiram ameaçados, porque além de perder sua mão de obra, temiam que Canudos servisse de exemplo para o surgimento de outras comunidades igualitárias.
Com isso, fazendeiros e o governo se uniram para acabar com Canudos, enviando expedições militares ao povoado. As três primeiras foram derrotadas pela população local, armada com paus e pedras. A quarta expedição do exército foi formada por 14 mil homens fortemente armados. O ataque ao povoado durou mais de três meses e finalmente o exército conseguiu destruí-lo. A vitória das tropas do governo deu-se em 5 de outubro de 1897, quatro anos depois da fundação de Canudos.
 
Espero ter ajudado.