Essas perguntas sao meio de historia e sociologia espero que vcs me ajudem rapido pq preciso mt de sua ajuda!!!

"Em meados da década de 30, a economia soviética estava praticamen"Em meados da década de 30, a economia soviética estava praticamente estatizada. Na concepção de Stálin, estatização era sinônimo de socialismo. (...) A esse socialismo estatizado correspondia um regime político caracterizado pelo centralismo burocráti­co e pela rotina do terror policial.Ao contrário da tese de Marx, Engels e Lênin, acerca da extinção paulatina [gradual] do Estado no período do socialismo, o Estado soviético se expandiu e subordinou a si todas as esferas da vida social. Não só comandava a economia, através do planejamen­to feito por cima, como impôs rigorosa censura à imprensa, rádio, cinema, teatro, ar­tes em geral, editoras, escolas etc. (...)Stálin utilizou a repressão policial para fortalecer seu poder pessoal. (...) A repres­são stalinista aniquilou ou inutilizou quase toda a velha-guarda bolchevique, homens e mulheres que passaram pela luta clandestina, pelos combates revolucionários de 1917 e pela guerra civil. Cerca de meio milhão de militantes comunistas tombaram diante dos pelotões de fuzilamento ou nos campos de concentração".(GORENDER, Jacob. Perestroika. Origens. projetos, impasses. São Paulo: Atual. 1991. pp. 17-19.

A partir do que é apresentado pelo autor do texto acima , procure responder :

1-No capitalismo , quase todas as terras , bancos e grandes empresas são propriedades privada , ou seja ,pertencem a alguns poucos burgueses . No regime socialista stalinista , a quem pertencia essas coisas?

2-O que significa dizer que no governo stalinista imperava o ¨centralismo burocratico¨? (Lembre-se de como eram tomadas as decisoes do governo.)

3-Nas obras de Marx , Engels e Lênin , o estado socialista iria se tornar cada veiz mais fraco ou mais forte?O governo stalista seguiu esse projeto?

4-Diga como os burocratas stalinistas do partido comunista controlavam a economia sovietica.

5-Como o partido comunista e o estado sovietico controlavam a sociedade civil?

6-No tempo de stalin , havia comunistas sendo perseguidos pela policia ?

7-Stalin se conciderava comunista . Por que , entao , ele perseguiu tantos comunistas ?

1

Respostas

2014-04-20T22:13:53-03:00
1 - No governo Socialista, bancos, empresas, fábricas ... o capital gerado, pertence ao Estado (governo).

2 - No centralismo burocrático eram apresentadas diversas idéias e feita a votação. A idéia vencedora, mesmo que discordasse do que você pensa, teria de ser acatada.

3 - Segundo esses grandes pensadores, com o passar do tempo o Estado não seria mais necessario, uma vez que não existiriam classes diferentes e desigualdades. Porém de ínicio seria necessario um Estado "forte"(repressão) para evitar opositores.

4 - Os burocratas de Stalin produziam de acordo com necessidade da população, sem exageros como acontece no Capitalismo.

5 - Infelizmente os comunistas controlavam como na época da Ditadura Militar no Brasil, em que existiam órgãos de espionagem, repressão contra opositores, censura da mídia ..., tudo o que já conhecemos.

6 - Sim, como já citei anteriormente, quem apresentasse algum risco ao governo teria de ser extinto. 

7 - Stalin na verdade tornou-se um narcisista ao chegar no poder. No ínicio ele até poderia ser considerado comunista, porém com o tempo ...

Espero ter te ajudado May !
Abraço ;)

 

3 5 3