Respostas

2014-04-21T09:58:16-03:00
Estudar na Itália é muito diferente de estudar no Brasil. Aqui o ensino è muito mais puxado e exige de verdade muitas e muitas horas de estudo do aluno, já no ensino médio. Os exames são demonstrativos (provas escritas dissertativas) acompanhados de entrevista oral em sala de aula. O exame escrito é corrigido e as notas vão de 18 à 30. O exame oral também vai de 18 à 30 e a nota fica a julgamento do professor, que pode fazer quantas perguntas quiser na entrevista, até ficar convencido que você sabe tudo sobre o assunto. As notas são somadas e divididas para haver a nota final. 
Escola Primária 

O jardim de infância, que começa aos 3 anos, é estatal, e existem também escolinhas privadas, de freiras. O serviço estatal cobra uma pequena taxa que varia conforme sua renda, além disso, tem que pagar pela comida da criança, que na maioria das vezes é feita no refeitório local (convencionada), por isso a cota é mínima. 
Segundo Grau (ensino médio) 

O ensino médio também é grátis, mas no primeiro ano se gasta bastante com livros, pois são muitas matérias e cada uma delas usa um livro. Não precisa de uniforme. Os ciclos se dividem em: 3 anos de média inferior, e depois mais 2 anos (chamados ensino superior, mas que na verdade é 2o grau). Ao terminar os 5 anos, existe um exame (tipo ENEM) chamado EXAME DE MATURITÁ, que te dá o diploma, com o qual poderá entrar na faculdade ou então conseguir um trabalho decente. A escola é obrigatória até os 16 anos.