Números primos são os números naturais que têm apenas dois divisores diferentes: o 1 e ele mesmo.
Exemplos:
1) 2 tem apenas os divisores 1 e 2, portanto 2 é um número primo.
2) 17 tem apenas os divisores 1 e 17, portanto 17 é um número primo.
3) 10 tem os divisores 1, 2, 5 e 10, portanto 10 não é um número primo.
OBG
;)

Respostas

2014-04-21T11:32:23-03:00
Números primos : números que são divisíveis apenas por 1 e por ele mesmo. 
Por ex: 2 é o único numero par que é primo 
porque : 2 é divisível por 2 
2 : 2 = 1 
e 2 é divisível por 1
2 : 1 = 2 

Outro exemplo : 
Numero 3 é primo porque :

3:3 = 1
3:1 = 3 
 mas não dá pra dividir por outro numero, porque não dá numero inteiro.
Numero 5 é primo porque : 
5:5 = 1
5:1= 5 
mas não dá pra dividir 5 por outro, porque não dá inteiro 

e assim em diante. 

Raiz quadrada : 
é um numero que vezes ele mesmo é igual a outro. 
Por exemplo :

√4 = 2 porque 2.2 = 4 
√9 = 3 porque 3.3 = 9
√16 = 4 porque 4.4 = 16
√25 = 5 porque 5.5 = 25
√36 = 6 porque 6.6 = 36
√49 = 7 porque 7.7 = 49 
√64 = 8 porque 8.8 = 64
√81 = 9 porque 9.9 = 81
√100 = 10 porque 10.10 = 100 

espero ter ajudado :D
A melhor resposta!
2014-04-21T11:36:02-03:00
Números primos são numeros que so poder ser divisiveis por 1 e por ele mesmo. Ou seja: 2, 3, 5,7,11,13,17,19,23,29,30,...
Para fatorar raiz quadrada, vc tem que encontrar um número que seja divisível pelos numerador (número de cima) e pelo denominador (número de baixo) ao mesmo tempo.
Ex.: 2/4 (fração) 2 é divisível por 2 e 4, 2 ÷ 2=1, 2 ÷ 4=2
Assim, o resultado fica 1/2.
Espero ter ajudado! ; )
1 5 1