Respostas

2014-04-21T12:23:38-03:00

Na Época Moderna ocorria a Expansão Marítimo-Comercial Européia, movimento de alguns povos europeus – portugueses,espanhóis, franceses inglêses e holandeses em direção a regiões fora da Europa. Isso resulta na incorporação de novos continentes (Africa, América, Ásia e Oceania) às linhas de comércio e cultura européia.Para o mercantilismo,a riqueza de um país é dada em função da maior quantidade de moedas ou metais preciosos existentes dentro de suas fronteiras. “Balança comercial favorável”, importando o mínimo e exportando o máximo, o país obtem saldo positivo, aumentando sua riqueza.Portugal e Espanha comandaram dividiram o “Mundo” meio a meio (tratado de tordesilhas) e França,Inglaterra e Holanda ficaram abanando a mão:*Portugal:
O primeiro país a se lançar as navegações foi Portugal:
Tomada de Ceuta (África), depois as ilhas Madeira, Açores e Cabo Verde (Oceno Atlântico).
Pedro Alvares Cabral em 1500 chegou a Vera Cruz (Brasil). Os europeus não sabiam, mas a porção de terras encontrada fazia parte de um enorme continente, que seria batizado de América e que já era explora, na parte norte, pelos espanhóis.
Em 1500, quando aqui chegaram, os portugueses tinham como principal interesse o Oriente. Por isso,limitaram-se, nos anos seguintes, a enviar pequenas expedições para conhecimento da terra. Encontraram uma mercadoria de valor: o pau-brasil, que também interessou os franceses. A disputa com os franceses foi o principal fator da decisão do rei de Portugal em colonizar o Brasil. A fim de colonizar o Brasil sem arcar com custos, D.João III criou as capitanias hereditárias. Um dos principais obstáculos à colonização foi a hostilidade dos indígenas.
*Espanha:
Em 1492 Cristóvão Colombo em nome dos reis espanhóis tomou posse das terras na região central da América.
O feito de Colombo criou um problema com Portugal.
Assim, surgiu o tratado de tordesilhas. Nele ficava estabelecida uma divisão de territórios entre portugueses e espanhóis.
*Inglaterra, França e Holanda:
Descontentes com a divisão do mundo entre Espanha e Portugal pelo tratado de tordesilhas, Inglaterra, França e Holanda desconheceram o acordoe procuraram atuar por diversos meios contra as colônias e os navios. Um desses meios era a pirataria.
Mais tarde essas paises iniciaram a conquista de áreas nãocolonizadas pelos espanhõis na América do Norte e nas Antilhas, e foram aos poucos tomando pela força de terras já ocupadas pelos reis ibéricos.
*Igreja
A reforma religiosa de Lutero,Calvino e na Inglaterra Henrique VIII poôs fim ao monopólio espiritual da igreja católica, oferecendo aos fiéis novas opções religiosas. Devido a reforma religiosa a igreja vinha perdendo fiéis
Companhia de jesus se expandiu pelo mundo com o objetivo de expandir a fé católica. Na América dominada pelos portugueses, dedicaram-se à catequese aos indígenas e à educação infantil entre os colonos, fundando e mantendo inúmeros colégios.
0