Respostas

A melhor resposta!
2014-04-21T17:52:04-03:00
O primeiro pertence ao grupo dos alcenos pois tem uma ligação dupla apenas
o segundo ao grupo dos alcanos pois só tem uma dupla 

seus nomes são, caso interesse: Pent-1-eno   e   etano       respectivamente.
1 5 1
2014-04-21T18:15:32-03:00
CH3-CH3 é um alcano pois possui uma cadeia alifática, aberta e saturada ( possui só ligacoes simples entre os carbonos)

Já o 
H2C=CH-CH2-CH-CH2 é um alceno pois é uma cadeia alifática , aberta, insaturada ( não possui só ligações simples, tem ligações duplas ou triplas) e tem uma dupla ligação.