Respostas

2014-04-21T18:46:24-03:00
A gustação é um sentido localizado na língua e serve para perceber o sabor dos alimentos, é um órgão formado por diversos músculos que além de captar as impressões de sabor dos alimentos, também auxilia na articulação das palavras, na insalivação, na mastigação e na deglutição. 
A superfície superior da língua é áspera, apresentando pequenas elevações denominadas papilas linguais, podendo ser: caliciformes, fugiformes (têm função gustativa) e filiformes (são responsáveis pela percepção do tato). 
O sabor dos alimentos só pode ser percebido pelas papilas se eles forem líquidos. Por isso, os alimentos sólidos precisam ser dissolvidos pela saliva. O líquido comprime as papilas, produzindo as impressões gustativas nas células que se encontram em seu interior. Essas impressões são levadas pelos nervos até o cérebro. No cérebro, transformam-se em sensações de sabor. 
Os sabores dos alimentos são percebidos em diferentes regiões da língua: doce (ponta da língua), salgado (bordas frontais da língua), ácido (bordas laterais da língua) e amargo (base da língua). 
7 3 7