Respostas

2014-04-21T19:05:55-03:00
O verbo transitivo direto  ele necessita de um complemento para obter sentido; esse complemento vem ligado sem preprosiçao
E o verbo indireto: vem ligado com a preprosiçao, os verbos intransitivos não precisam de nenhu tipo de complemento para obter sentido
A melhor resposta!
2014-04-21T19:15:36-03:00
O verbo transitivo indireto e pede complemento de uma preposição( de, para, por, aos...) já o verbo transitivo direto não.
Ex: Os animais fornecem alimentos e agasalho.
Observe que o verbo(fornecer) pede complemento sem preposição. A esse complemento damos o nome de objeto direto.
Ex: Eu gosto de você.
Observe que o verbo (gostar) exige um complemento regido por preposição.
1 5 1