João foi visitar seu amigo do outro lado da cidade de onde morava distante de 32 km. Para isso faz uso da Rodovia dos Amadores, cuja velocidade máxima é de 80 km/h. Sabendo que João gastou 2h42 min para chegar, andando com velocidade constante, diga se ele foi multado. Mostre os calculos.

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-06-08T17:21:10-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

 

 

Calculo daa velocidade na viagem:

 

s = 32 km

 t = 2h42m

          42 m x 1 h / 60 m = 42/60 = 0,7h

 t = 2,7h

 

  v = s / t

    = 32 km / 2,7 h

 

v  =  11,85 km/h

 

NÃO FOI MULTADO

 

OBS:

         Verifique dados. No enunciado da para ver que não preciaria resolver o problema;

         só lendo pode-se ver que a velocidade é menor que 32 km/h que, por sua vez, é

         menor qua a velocidade permitida.

2 5 2
2013-06-08T17:27:11-03:00

Antes de tudo, pra simplificar os cálculos e que tbm eles estejam de acordo com o SI, devemos transformar tudo que tá em Km pra metro, tudo que tá em Hora ou min pra segundo.

Com isso temos que:

 

  A distância é igual a 32 km ( 32000 m ). E sabemos tbm que ele gastou 2 h42'  ( 9720 s ) pra percorrer essa distância. Sabendo disso aplicamos na fórmula...

 

                                                   Velocidade = distância / tempo

                                                       V = 32000 m / 9720 s

                                                       V = 3,3 m/s

 

Convertendo essa Velocidade que está em m/s para Km/h Vemos que a sua velocidade é igual a : 

                                                            3,3 m/s . 3,6

                                                               = 11.8 km/h

 

E como a velocidade máxima é de 80 Km/h, ele Com certeza, não será multado...

 

( OBS : Como a física tem que ter lógica, achei essa resposta muito estranha... :/ Mas seguir o enunciado direitinho...)

 

Abraços e espero ter ajudado, pelo menos no raciocínio... :)

1 5 1