Condomínios despejam esgoto irregularmente na Lagoa deCondomínios despejam esgoto irregularmente na Lagoa de JacarepaguáRio de Janeiro - Uma das promessas delegado olímpico para o Rio parece estar indo por água abaixo. A limpeza das lagoas da região da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, tem esbarrado no despejo irregular de esgoto feito por condomínios, cujas construções avançam em ritmo frenético no bairro. Considerando a destinação inadequada de efluentes domésticos, avalie as seguintes asserções. O despejo irregular de efluentes domésticos não tratado sem corpos d´água pode resultar na liberação de gases tóxicos com odores desagradáveis e em anoxia (ausência de oxigênio dissolvido), a qual resulta na morte de peixe se de invertebrados.
PORQUE
O ambiente aquático passa de um estado oligotrófico para um estado eutrófico, o que contribui para a proliferação, principalmente, de microrganismos decompositores, causando, entre outros, depleção de oxigênio. A cerca dessas asserções, assinale a opção correta.MAS EU JA SEI QUE É A LETRA A QUERO SABER POR QUE?

1

Respostas

2014-04-21T20:30:47-03:00
O despejo irregular de efluentes domésticos não tratado em corpos d´água pode resultar na liberação de gases tóxicos com odores desagradáveis e em anoxia (ausência de oxigênio dissolvido), a qual resulta na morte de peixe se de invertebrados. por que?
O esgoto doméstico não tratado tem uma grande carga de matéria orgânica, que ao entrar em contato com um corpo d´água necessita de uma grande taxa de oxigênio para decompor sua matéria orgânica a famosa DBO, por esse motivo a ausência de oxigênio, o excesso de matéria orgânica se deposita no fundo dos corpos d´água, fazendo o seu processo de decomposição anaeróbico( sem a presença de oxigênio) o que resulta no mal cheiro, devido ao gás sulfídrico.