Respostas

2014-04-22T00:02:53-03:00
 Pois as partes localizadas mais ao norte tendem a ser mais quentes devido á proximidade da linha do Equador e as partes mais meridionais (ao sul) tendem a ser mais frias devido a proximidade com o polo sul, recebendo frentes frias, que causam mudanças no clima
2 4 2
A melhor resposta!
2014-04-22T00:03:23-03:00
Além da grande extensão norte-sul, que faz o Brasil ser cortado pelo Equador e Trópico de capricórnio? não é a única causa dessa grande variedade de climas. Essa extensão explica porque os estados em baixas latitudes (próximos ao Equador) são mais quentes enquanto outros são mais frios.
Outro motivo dessa grande variedade, é o relevo Brasileiro.
Um exemplo: O Nordeste é dividido em Zona da mata (litoral), agreste, sertão e meio norte.
Mesmo ficando na zona do sertão, a chapada diamantina na parte baiana tem características climáticas e vegetações de cerrado, que aparecem com mais frequência em áreas de latitudes maiores que a chapada diamantina se encontra. Esse caso específico se dá pela ALTITUDE.
2 4 2