Respostas

A melhor resposta!
2013-06-09T01:21:59-03:00

dividir eles em numero primos possiveis!

 

12, 16, 20---->2                2x2x5x2x2x3=240

6  ,  8  , 10---->2

3  ,  4  ,  5----->5

3  ,  4  ,  1----->2

3  ,  2  ,  1----->2

3  ,  1  ,  1----->3

1  ,  1  ,  1

 

3 3 3
2013-06-09T01:37:07-03:00

a gente vai dividindo o numero pelo menor numero primo(lembrando que numero primo é aquele que é divisivel por 1 e por ele msm e mais nenhum)

 

um exemplo:
vamos decompor 1260 em fatores primos:

 observe que o menor numero primo dps de 1 é 2.. e que 1260 é divisivel por 2:

 

1260   l   2

  630   l

 o resultado foi 630. observe que ele tbm pode ser dividido por 2, entao vamos:

 

1260   l  2

  630   l  2

  315   l 

 

agora observe que nao podemos dividir 315 por 2 e nao sobrar resto, logo pegamos o numero seguinte e vemos que da p dividir, esse umero é 3. entao vamos:

 

1260   l  2

  630   l  2

  315   l  3

 105    l

 

notamos que 105 tbm é divisivel por 3 logo:

 

1260  l  2

  630  l  2

  315  l  3

  105  l  3

   35   l 

o proximo numero primo apos o 3 é o 5, e 35 é divisivel por ele. logo:

 

1260  l  2

  630  l  2

  315  l  3

  105  l  3

    35  l  5

     7   l

 

por ultimo observe que 7 é um numero primo, entao ele so pode ser dividido por ele mesmologo

 

1260  l  2

  630  l  2

  315  l  3

  105  l  3

     35 l  5

       7 l  7

       1 l 

 

qnd chegamos em 1 paramos.. agora para obter a decomposição multiplicamos os numeros primos obtidos:

 

2*2*3*3*5*7=    2²*3²*5*7 esta é a decomposição em fatores primos

se for mais de um numero repetimos os que nao podem dividir e continuamos do msm jeito de forma que começamos pelo menor possivel....   exemplo 8,12 e 30

 

8,12,30  l  2

4,6,15    l  2

2,3,15    l  2

1,3,15    l  3

1,1,5      l  5

1,1,1      l

 

logo decompondo fica;  2³*3*5

 

s for tirar o mmc dos numeros de imediato ja multiplicamos e descobrimos o mmc:

2³*3*5=  8*3*5=  120

 

3 3 3