Respostas

2014-04-22T08:06:15-03:00
A)  como é raiz quadrada agrupamos os semelhantes de dois em dois o que sobrar 
     continua dentro da raiz

128 | 2
 64 | 2     
 32 | 2
 16 | 2      2.2.2√2 = 8.√2
   8 | 2
   4 | 2
   2 | 2
   1

50 | 2
25 | 5
  5 | 5          5.√2 = 10√2
  1      

98 | 2
49 | 7
  7 | 7         7.√2 =
  1  

242 | 2
121 | 11
  11 | 11      11.√2
   1 |

agora somar os resultados

8.√2 + 5.√2 + 7.√2 + 11.√2 = 31.√8
________________________________________

b)como é raiz ao cubo agrupamos os semelhantes em três em três.

189 | 3
  63 | 3
  21 | 3
    7 | 7          3.√7
    1

448 | 2
224 | 2
112 | 2
  56 | 2
  28 | 2
  14 | 2          2.2.√7 = 4.√7
    7 | 7
     1

875 | 5
175 | 5
  35 | 5
   7  | 7      5.√7
   1

somando-os

3.√7 + 4.√7 + 5.√7 = 12.√21
A melhor resposta!
2014-04-22T09:02:12-03:00
Simplifique as expressões: ps. V é raiz quadrada

a) V128 + V50 - V98 + V242   (fatorando os radicais )
√2².2².2².2 +√5².2 -√7².2 + √2.11²   (tirando as potencias das raizes)
8√2 + 5√2 - 7√2 + 11√2   ( matem a raiz e faz as contas dos nºs fora da raiz)
17√2

b)  ³V189 - ³V448 - ³V875     (fatorando os radicais )
∛3³.7  -  ∛2³.2³ .7  - ∛5³.7  (tirando as potencias das raizes)
3∛7 - 4∛7 - 5∛7   ( matem a raiz e faz as contas dos nºs fora da raiz) 
-6∛7
1 5 1
Obrigada por marcar a minha resposta como a melhor
Por nada, eu quem agradeço, afinal me ajudou muito, e está bem simplificada.. do jeito que quero..
Que bom !!! ;)