Respostas

2014-04-22T11:15:43-03:00
* Membrana Plasmática: Funções: Possui uma Permeabilidade Seletiva, regula trocas de substâncias por transporte Passivo ou Ativo. Captura substâncias por Fagocitose ou pinocitose.

*Ribossomos: Funções: Síntese Proteica e encadeando aminoácidos podem compor o Retículo Endoplasmático Rugoso.

*Mitocôndrias:Funções: Participa da Respiração Celular (produz energia).

*Retículo Endoplasmático: Funções: Transporte e armazenamento de substâncias. No liso há síntese de lipídios/esteroides, e no Rugoso de Proteínas.

*Lisossomos:Vesículas com enzimas digestivas. Função: Digestão intracelular, Autofagia e Autólise.

*Complexo de Golgi: Pilhas e Vesículas – Secreção de Substâncias e Síntese de Polissacarídeos e  glicoproteínas. Formação de Acrossomo do Espermatozóide e Lisossomos.

*Centríolo: Funções: Atuam na divisão celular.

*Peroxissomos:Possuem enzimas, principalmente a Catalase. Realiza a quebra de substâncias tóxicas, como os radicais livres.
1 5 1
2014-04-22T15:40:18-03:00
Estrutura celular Componente macromolecular 
núcleos DNA e outras proteínas 
mitocôndrios lipoproteínas, fosfolipídeos 
lisossomos proteínas 
ribossomos RNA, proteínas 
membranas lipoproteínas 
citoplasma proteínas 
Cada uma das partes da célula - organelas, núcleo, membrana e citoplasma - é constituída pelas macromoléculas já descritas. Imaginando a combinação desses elementos em unidades cada vez mais crescentes em complexidade, pode-se "viajar" da estrutura simples de uma bactéria (membrana e DNA) ou de um vírus (cápsula protéica e DNA) até às diferentes células dos vários sistemas estruturais do ser humano.