O desenvolvimento tecnológico, a globalização e os modelos de gestão desenvolvidos por teóricos e pesquisadores do comportamento organizacional, tem exigido mudanças constantes relacionadas a cultura das organizações e a criação de um clima organizacional que permitam, a manutenção da competitividade, alto nível de satisfação e comprometimento dos profissionais. As organizações se veem obrigadas a tornarem-se mais dependentes de um padrão coerente com o seu negócio com investimento na retenção e na motivação, maior rapidez na comunicação, nos sistemas decisórios, nas estratégias de negócio, que geram maior valor agregado aos produtos e serviços. Com o mundo tão competitivo e sem fronteiras, é necessária a busca constante de renovação de práticas, de ideias e de conceitos. A globalização faz do dia-a-dia um cenário transformador, cabendo as pessoas e organizações adaptarem-se com rapidez para a continuidade do seu crescimento e permanência no mercado. A tecnologia e a globalização representam grande desafio para que as organizações possam competir e sobreviver neste mercado, provocando necessidades de mudanças significativas tais como: flexibilidade; inovação constante; máximo de qualidade; estruturas enxutas; gestores como facilitadores; promoções focadas nas competências; pessoas com maior autonomia, responsabilidade e poder de decisão; investir em profissionais generalistas e trabalho multidisciplinar e não em especialistas, desenvolver a gestão do conhecimento, dentre outras (M. A.Oliveira, 2000, O Mercado de Trabalho no Brasil de Hoje , RJ, Senac, 2000). Assinale a alternativa correta relacionada às ações das organizações para manter a competitividade e consequente sobrevivência.
Respostas objetivas
*Devem investir na especialização dos profissionais para garantir que os erros e desperdícios não ocorram e com isso aumentam a produtividade, além disso, devem investir fortemente na carreira das pessoas para aumentar o emprego formal.
*
Deixar as estruturas com vários níveis hierárquicos para proporcionar rapidez na comunicação e nas decisões, pois com o quadro enxuto é impossível realizar todas as atividades.
*Mudar as pessoas e a cultura organizacional, renovando os valores para ganhar vantagem competitiva., organizar os seus processos para favorecer o trabalho multidisciplinar, exigindo conhecimento, capacitação e qualificação dos profissionais, adotando modelo de gestão por competência, gerando desafios e competitividade para a organização
*Selecionem profissionais que apresentem competências pertinentes a especialização, ao controle, a inflexibilidade, para que o nível de exigência seja compatível com as possibilidades da organização garantindo a lealdade e retenção, reduzindo a rotatividade.
* Limitar a autonomia e o poder de decisão dos profissionais pois é competência dos níveis gerenciais, e corre-se o risco de perder o controle das funções e atividades que estão sendo desenvolvidas nas organizações.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-23T15:25:00-03:00
Mudar as pessoas e a cultura organizacional, renovando os valores para ganhar vantagem competitiva., organizar os seus processos para favorecer o trabalho multidisciplinar, exigindo conhecimento, capacitação e qualificação dos profissionais, adotando modelo de gestão por competência, gerando desafios e competitividade para a organização.

Obs: O mercado de trabalho está muito competitivo. Isso faz parte da cultura organizacional, ou seja, mesmo tendo uma formação, você deve estar sempre se atualizando, para não ser passado para traz. Isso vem gerando muita competitividade, entre as organizações. 
Espero ter ajudado!
6 4 6