1 No século XVI, Martinho Lutero e o Movimento da Reforma, trouxeram à luz e ao debate da sociedade uma Igreja Católica que enfrentava crises em diversas áreas.Já, no século XXI, o Papa Bento XVI renunciou de seu cargo vitalício, de chefe da Igreja Católica Apostólica Romana e foi substituído pelo Papa Francisco I. A renúncia de Bento XVI foi importante para a história da Igreja Católica. No entanto, hoje a discussão versa sobre a necessidade de reformas no seio da Igreja Católica, entendidas como necessárias pelo próprio Francisco I. São questões pertinentes e importantes no contexto do catolicismo. Os meios de comunicação, exemplificado nos Blogs: noticias.gospelmais.com.br e g1.globo.com/.../papa-francisco-defende-reforma-na-igreja-catolica.html, enumeram uma série de elementos, que reunidos às suas pesquisas a partir da atividade prática 5, auxiliará na sua resposta.A partir destas leituras responda a questão que está proposta:

1 - Trace um paralelo entre a situação da Igreja Católica do Séc. XVI, denunciada por Lutero, com a situação atual da Igreja que, segundo o entendimento geral e do próprio pontífice necessita de reformas, conforme o texto encontrado no Blog: noticias.gospelmais.com.br sob o título: Em nova e severa crítica à Igreja Católica, papa Francisco propõe uma das maiores reformas no Vaticano, publicado por Tiago Chagas em 27 de novembro de 2013, com os seguintes destaques: Aborto, capitalismo, dogmas, exortação apostólica, intolerância religiosa, reforma da cúria do vaticano.

1
só posso te ajudar se você postar no site
:/
eu já tentei mas fica so carregandoo :\
Oi Luan, consegui posta as questões que preciso, mas postei com outro usuário chamado dudaanf
Sera que agora tu consegue me ajudar?

Respostas

2014-04-22T13:27:40-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Na época de Martinho Lutero, a Igreja Católica era a principal potência da Europa, ela era quem decidia tudo. Com as 95 teses, Lutero denunciava casos semelhantes ao que Francisco comenta hoje, denunciava vendas de indulgências, relação de padres com mulheres. Hoje, discute-se muito sobre casos envolvendo pedofilia na Igreja Católica, tudo escondido pela Igreja. Enfim, a Igreja da época medieval era muito poderosa e mandava em tudo, já hoje não tem tanto poder assim.
7 3 7