Respostas

A melhor resposta!
2014-04-22T20:22:25-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada,

Boa pergunta.

A resposta depende de quem analisa a questão. Do ponto de vista dos habitantes que viviam aqui, esse foi um evento terrível, que matou mais de 90% dos índios devido às epidemias trazidas.

Pela ótica portuguesa, por outro lado, trouxe muito poder e riquezas para Portugal.

Havia diversos setores da sociedade portuguesa interessados nessa expansão. Em primeiro lugar estavam os burgueses ou comerciantes estavam diretamente interessados na expansão marítica, haja vista que a passagem por terra era dominada pelos árabes e o Mar Mediterrâneo pelos italianos.

Nesse sentido, a compra no local de produção (as Índias Orientais) e a revenda da especiarias na Europa proporcionavam um lucro de até 6.000%. Desse modo, mesmo com os enormes riscos envolvido, era um empreendimentos extremamente vantajoso.

Após a diminuição dos lucros com as especiarias, os portugueses dominaram a técnica de cultivo da especiaria indiana mais lucrativa, a cana-de-açúcar, cultivando-a com sucesso nas ilhas da Madeira, Canárias e Cabo Verde, com base no trabalho de escravos africanos.

Desse modo, haja vista os enormes custos envolvidos na colonização / invasão, o açúcar extraído da cana foi o principal meio de tornar esse empreendimento lucrativo, com a criação de gado enquanto atividade secundária.

Sugiro, para complementar seu aprendizado desse assunto, que veja no you..tube os vídeos " A História do Mundo em Duas Horas " ,  " Armas germes e Aço - Conquista  ",   " HISTÓRIA DO BRASIL: A COLONIZAÇÃO DO BRASIL" e "Brasil: Uma História Inconveniente " .

Bons estudos!
2 5 2