Ola, preciso dessas 3 questoes resolvidas pfvr obgd gente

1- Na minha classe, a razão entre rapazes e meninas é de 3 sobre 4. Na classe ao lado, essa razão é de 5 sobre 4. se o numero de alunas for o mesmo nas duas classes, qual delas terá mais rapazes ?

2- De vez em quando, duas irmãs têm aumento de mesada, mas a razão entre o que recebe a mais velha e a mais nova fica sempre igual a 6 sobre 5.

A) Qual era mesada da irmã mais nova quando a mais velha recebia R$ 15,00 ?

B) Qual era a mesada da mais velha quando a mais nova recebia R$ 15,00 ?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-06-09T15:47:46-03:00

1) Devemos tirar o MMC de 4 e 6


MMC = 12

na prática:
3/4 e 5/6
3/4 (multiplicando x3 numerador e denominador) e 5/6 (e aqui x2) = 3x3/4x3 e 5x3/6x3
isso tudo resulta em 9/12 e 10/12

10/12 é maior que 9/12, logo a classe ao lado possui mais rapazes.

3 4 3
2013-06-09T16:06:59-03:00

para poder comparar frações, você tem de igualar os denominadores. pode fazer isso de diversas formas, e uma delas é o MMC. de qualquer forma, vai ficar com denominador 12
multiplique as frações separadamente, numerador e denominador de cada por um mesmo número, de forma que eles fiquem com o mesmo denominador (12). assim você vai achar quem é maior

2 3 2