Respostas

2013-06-09T16:53:08-03:00

No presente trabalho buscar-se-á analisar o cenário mundial que neste início de milênio se caracteriza pelo avanço e consolidação da globalização econômica especialmente financeira e produtiva que de modo geral vem possibilitando o crescimento e envolvimento dos organismos internacionais nas economias modernas nas últimas décadas.   Esse fenômeno, no entanto, vem provocando alterações que  se manifestam nas diversas áreas da vida privada e pública da maioria dos países no mundo.

A internacionalização da economia e os impactos do comércio internacional trouxeram repercussões nas relações de produção com reflexos no nível de emprego dos países envolvidos, principalmente os que estão em fase de desenvolvimento.

O ritmo e a forma como os paises são inseridos neste processo são diferenciados e depende do grau de desenvolvimento, das opções políticas e correlação de forças entre setores produtivos. Desta forma, para melhor compreensão deste processo, impõe-se a análise da internacionalização do capital,  da globalização sob a ótica da mobilidade internacional do capital financeiro, do  sistema de produção,  do emprego qualitativo no mundo e seus reflexo nos países pertencentes ao Mercosul.