Respostas

2014-04-22T19:37:32-03:00
Hidrocarbonetos são compostos que apresentam em sua composição átomos de Carbono e Hidrogênio. Vejamos as características dos principais Hidrocarbonetos:

- Alcanos: são hidrocarbonetos alifáticos saturados, isto é, apresentam cadeia aberta com simples ligações apenas.
Fórmula geral: CnH2n+2 


Butano: C4H10 

- Alcenos: ou olefinas, são hidrocarbonetos alifáticos insaturados que apresentam uma dupla ligação.
Fórmula geral: CnH2n



Eteno: C2H4 

- Alcinos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por uma tripla ligação.
Fórmula geral: CnH2n-2



Etino: C2H2, também conhecido como Acetileno.

- Alcadienos: são hidrocarbonetos alifáticos insaturados por duas ligações duplas.
Fórmula geral: CnH2n-2



1,3-Butadieno: C4H6 


Hidrocarbonetos Cíclicos
- Cicloalcanos: apresentam cadeia fechada com apenas simples ligações.



Ciclohexano: C6H12 

- Cicloalcenos: são hidrocarbonetos cíclicos insaturados por uma dupla ligação.



Ciclobuteno: C4H6

- Aromáticos: ou Arenos, são hidrocarbonetos em cuja estrutura existe pelo menos um anelbenzênico (aromático).


Anel Benzeno: C6H6
1 5 1
A melhor resposta!
2014-04-22T19:59:07-03:00
Hidrocarbonetos, são compostos formados unicamente por átomos de carbono e hidrogênio...
2 5 2