Respostas

A melhor resposta!
2014-04-22T20:50:45-03:00
Alfabetização é o ato de tornar o indivíduo capaz de adentrar o mundo da leitura e da escrita, assim como o letramento. A diferença é que a alfabetização é um processo pontual, que tem um início e um fim. A pessoa se torna alfabetizada ou continua analfabeta. Já o letramento, é construído pelas experiências do dia-a-dia. É um processo contínuo no qual o indivíduo se habitua a interpretar situações diversas e compreender os seus significados. É pautado nas competências e habilidades para lidar com situações diversas de uso da língua. Mesmo pessoas alfabetizadas podem ter dificuldades em lidar com situações de linguagem que aparecem no dia-a-dia por não ter, ainda, adquirido tal competência. 
Na realidade hoje é necessário que as duas se completem. 
Nem todo letrado é alfabetizado. Uma criança difere uma garrafa de coca cola de fanta pelo rotulo, cor formato e nem sempre por que sabe ler. 
O conjunto fará com que a construção do conhecimento aconteça de maneira mais eficaz.
1 5 1
2014-04-22T21:02:29-03:00
Alfabetização: É aquele indivíduo que sabe ler e escrever.
Letramento: É aquele indivíduo que sabe ler e escrever e têm uma facilidade muito grande para compreender aquilo que está lendo.

Tem pessoas que não sabem ler, mas só de olhar uma placa em algum lugar sabe que aquela placa está dizendo alguma coisa.