Quando se fala do Estado, das instituições que governam a sociedade liberal, como a nossa, Marx considera que a classe burguesa exerce uma forte influência sobre o poder. Ele vai mais longe, afirma que o Estado liberal é um instrumento de poder, de manipulação da burguesia. A educação, para o teórico do socialismo, também serve aos interesses da classe dominante. Sobre a questão do Estado como instrumento de manipulação da burguesia, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS A burguesia permite, através da democracia, a participação da classe operária, na vida pública, e, até mesmo, o domínio do governo pela classe operária. Para a classe dominante, em um estado liberal, não há limite para atender aos interesses do povo, ele é soberano.Limitada pela propriedade dos meios de produção, a classe burguesa pode perder o domínio sobre a propriedade privada, em um estado democrático, como o nosso. O proletário tem total liberdade para agir conforme o seus interesses e romper com o controle econômico da classe empresarial.A forma como está organizado as diretrizes do Estado Liberal, em sua própria natureza, em defesa da liberdade individual, atende aos interesses da classe burguesa. A garantia de Liberdade, Igualdade, Fraternidade e, principalmente, a Propriedade Privada, para Marx, garantem a permanência da classe burguesa no poder.A burguesia se constitui em uma classe limitada em seu poder político. Ela tem as mesmas condições de mudança da vida pública, na comparação com a classe operária. Para Marx, a crítica da economia capitalista não passa pela crítica ao estado democrático.

1
resposta correta é a 3.

Respostas

2014-04-23T09:31:37-03:00
É A ALTERNATIVA 3 : A forma como está organizado as diretrizes do Estado Liberal, em sua própria natureza, em defesa da liberdade individual, atende aos interesses da classe burguesa. A garantia de Liberdade, Igualdade, Fraternidade e, principalmente, a Propriedade Privada, para Marx, garantem a permanência da classe burguesa no poder.