Respostas

2014-04-22T22:08:40-03:00
Cada hora corresponde a 360º/12horas = 30º
portanto 4h são 4x30 = 120º
360º ---- 2pi rad
120º ---- x
x = 120 x 2pi / 360
x = 2pi/3 rad (resp)
17 3 17
A melhor resposta!
2014-04-22T22:09:22-03:00
Como existem 12 marcações no relogio  e uma circunferencia possui  360 graus
360 / 12 = 30 graus entre cada interrcalação dos ponteiros existem 30 graus
as 4 horas o ponteiro maior esta no 12 e o ponteiro menor esta no 4 havendo assim 4 intercalações 4 . 30 =120 graus 

180--------pi
120-------x      x = 2 .pi /3
8 4 8