Numa gincana de perguntas e respostas o aluno ganhava 3 pontos porNuma gincana de perguntas e respostas o aluno ganhava 3 pontos por acerto e perdia 2 pontos a cada erro.Um aluno respondeu 20 perguntas e ganhou 40 pontos.Quantos acertos e quantos erros ele teve?

2

Respostas

2014-04-22T22:21:22-03:00
Acertou 16 vezes e errou 4 as 20 perguntas: 
3a - 2e = 40 
3.16 - 2.4 = 40 
48 - 8 = 40 pontos no total
1 1 1
não entendi!! como achou os 16 e os 4?? não entendi
A melhor resposta!
2014-04-22T22:38:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A + e = 20 perguntas ---> a = 20 - e ---(I)
cada acerto vale 3a
cada erro vale - 2e
Então: 
3a -2e = 40 pontos ---(II)

Substituindo a equação (I) em (II):
3(20-e) - 2e= 40
60 - 3e - 2e = 40
 60-40 = 5e
 20 = 5e ---> e = 4 respostas erradas

(I) a = 20 - e ---> a = 20 - 4 = 16 respostas certas

Verificando os 40 pontos:
cada acerto 3 ---> 3 . 16 = 48
cada erro - 2 -----> - 2.4  = - 8
                                           ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
                                                40 pontos
 

3 3 3
tava trocando os sinais por isso não consegui fazer!! mto obg
Então você entendeu a resolução,não é?
entendi sim obg!!!
obrigada
Por nada Yara e Rafaelle. Bons estudos!