Respostas

2014-04-23T14:48:11-03:00
Olá, Carolcosta1.

De uma forma bem resumida, o efeito estufa é um fenômeno natural que tem como principal foco, o aquecimento térmico da Terra. Ele é o responsável pela regularização da temperatura ideal da Terra para a sobrevivência das espécies.
1 5 1
2014-04-23T15:13:28-03:00
O efeito estufa é natural, é inerente à nossa atmosfera. Sem ele a vida não existiria. Sua função é manter a Terra aquecida, pois de outra forma as médias térmicas no planeta inteiro seriam negativas. Os diversos gases que compõe a atmosfera trabalham nisso: Nitrogênio, Oxigênio, Metano, Dióxido de Carbono, entre outros. Aproximadamente 40% da energia solar se retém na Terra.

O efeito estufa ganhou conotação negativa, como se ele mesmo fosse algo ruim, devido ao aquecimento global. A atividade humana vêm, há uns 250 anos alterando esse processo que é inteiramente natural. Assim, o problema não é o efeito estufa, mas a diversas atividades humanas predatórias e estilos de vida insustentáveis - desmatamento, queimadas, consumismo, produção em larga escala, poluição atmosférica, uso de combustíveis fósseis, etc.