1-Explique a doutrina subjacente à frase de Heráclito :"O homem não entra no mesmo rio duas vezes".Como ficou conhecida essa tese ? 2-Qual é o principal problema encontrada na tese de Heráclito ? 3-Explique a frase de Parmênides :"Somente o ser é,ou o ser não é".Como ficou conhecida esta doutrina ? 4- Quais são os pontos negativos e positivos da teoria de Parmênides ? 5-Explique a distinção entre conhecimento a priori e o conhecimento a posteriori e os relacione com os pensamentos filosoficos de Heráclito e Parmênides. 6-Por que para Parmênides o ser é imóvel,imutável e atemporal ? 7-Qual a destinção entre necessidade e contigência ? Dê exemplos. 8-O que é Ontologia ?

1

Respostas

2013-06-10T15:46:51-03:00

1-O homem não entra duas vezes no mesmo rio prq tanto o homem como a agua não são os mesmo. Não tocamos duas vezes o mesmo ser, pois este modifica continuamente sua condição.

"Tudo flui, nada persiste, nem permanece o mesmo"

2- Não é possivel se conhecer verdadeiramente algo, pois como as coisas estão em constante mudança quando se conhecer algo aquele já não sera mais o mesmo.

3-Para Parmenides o mundo sensivel é feito apenas de aparencias e ilusões. Ou seja o ser não muda, ele apenas se revela conforme o momento.

 

1 3 1