Respostas

2014-04-23T22:18:31-03:00
Equador é o nome dado à linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação. Devido à oscilação do eixo de rotação, a posição do equador não é rigorosamente constante, razão pela qual é adoptada, para efeitos geodésicos, uma posição média. O equador divide a superfície da Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Norte, ou Setentrional, que contém o Polo Norte, e o Hemisfério Sul, ou Meridional, que contém o Polo Sul. O raio do equador é cerca de 6 378 km, a que corresponde um perímetro de 40 075 km.
fim
Equador geodésico é o círculo máximo, definido num modelo esférico ou elipsoidal a Terra, que é perpendicular ao eixo. O plano do equador geodésico é a referência para a medição das latitudes, de 0º a 90º, para Norte e para Sul.
Equador astronómico (ou terrestre) é a linha à superfície da Terra em que a latitude astronómica é igual a 0º. Devido às irregularidades do geóide, o equador astronómico é uma linha irregular.
Equador celeste é a circunferência que resulta da intersecção do plano do equador com a esfera celeste. Sobre o equador celeste, a declinação é igual a 0º.

No Brasil, Macapá é cortada pela linha do Equador, no Amapá. Ali existe um complexo turístico-cultural, onde se destaca o Marco Zero, um obelisco de 30 metros de altura que tem uma abertura no alto. Nos equinócios (março e setembro), ao entrar a luz do Sol, projeta um feixe de luz que cai na linha do equador. As pessoas podem assistir a esse fenômeno todos os anos, também no Brasil está localizada Belém que é considerada a maior cidade e metrópole da zona da linha do equador.