Respostas

2014-04-24T12:11:20-03:00
O processo decisório é de suma importância na área empresarial e pessoal. Todos os dias na nossa vida tomamos decisões, algumas delas simples, como qual o caminho tomar para ir ao trabalho, e outras mais complexas, como que área seguir profissionalmente. 
Sempre procuramos decidir analisando o cenário e buscando a melhor forma de tomarmos essa decisão baseados naquilo que desejamos alcançar. 
No que diz respeito a nossa vida pessoal, nossas escolhas tendem a ser mais fáceis de serem tomadas, pois normalmente diz respeito apenas a nós mesmos ou, no máximo, a alguns de nossos familiares. 
Na área empresarial já é diferente, as decisões dentro de uma empresa vão refletir diretamente nos seus negócios, seja na qualidade de seus produtos ou no faturamento. Pode refletir também na parte operacional, ou seja, na qualidade de trabalho de seus funcionários. Uma decisão equivocada dentro de uma empresa pode refletir diretamente em vários setores, visto dessa forma, o processo decisório é de suma importância na área empresarial porque como geralmente sua influência interna e externa é grande, o planejamento correto poderá proporcionar lucros, qualidade de produto e bem estar da equipe. 
A melhor forma de tomarmos uma decisão é seguindo alguns passos básicos: 
- Análise da situação;
- Identificação do problema e seus aspectos;
- Estudo de antecedentes para definir o histórico do problema; 
- Propor medidas de ação;
- Estudar as alternativas e escolher a que for melhor para e empresa considerando vários aspectos;
- Implementar as ações; e
- Acompanhar os resultados para analisar a situação antes e depois. 

Existem vários modelos de processo decisório. Cada um com suas particularidades, mas todos como o mesmo foco: resolver a situação. Alguns deles são:
- Modelo de Simon;
- Modelo de kepner e Tregoe;
- Modelo Guilford; 
- Modelo Mintzberg; 
- Modelo de Socalschi; 
- Modelo de Snell;
- Modelo de Hampton;
- Modelo de Cyert e March;
- Modelo de Festinger;
- Modelo de Lindblom; e
- Modelo de Cohen, March e Olsen. Dentre muitos outros.