Caros "flex" podem se abastecidos ou com gasolina ou com etanol. Estes combustíveis possuem valores de venda diferentes, porém a quantidade de energia que e liberada na queima dos mesmos também e diferente. Nesta atividade vamos calcular qual deve ser o valor proporcional entre o preço da gasolina e do etanol que liberam a mesma quantidade de energia e, portanto, ter o mesmo custo efetivo.
Utilize os seguintes dados:
Densidade etanol= 0,8 g/ mL
Densidade octano= 0,7 g/ mL
Massa molar etanol= 46 g
Massa molar octano= 114 g
H°c etanol= -1368 KJ/mol,
H°c octano= -5471 KJ/mol,
A gasolina pode ser considerada uma mistura de hidrocarbonetos que possuem entre cinco e dez atomos de carbono. Para facilitar as contas vamos considerar a gasolina composta por octano ( C8H18). A gasolina brasileira possui a adição de etanol anidro em uma porporçao de 25 % do volume.
Calcule quanto energia e liberada na combustão de 1L de etanol.
Calcule quanto de energia e liberada na combustão de 1L de octano.
Calcule a energia a energia liberada por litro dessa gasolina, considerando que 25 % do volume da gasolina e etanol e os restantes 75 % são de octano.
Comparando as respostas das questões anteriores qual deve ser o valor proporcional entre o etanol e a gasolina brasileira para o etanol ser economicamente viável?

1
Meu professor passou essa questão mas esqueci como que faz :'|

Respostas

2014-04-24T14:46:19-03:00
Se voc tem um carro flex quando voc o um posto de combustiveu deve te sempre a duvida com vou abastecer hoje aucol ou gasolina