No texto de Adélia Prado: Exausto Responda:

Eu quero uma licença de dormir,
perdão pra descansar horas a fio,
sem ao menos sonhar
a leve palha de um pequeno sonho.
Quero o que antes da vida
foi o sono profundo das espécies,
a graça de um estado.
Semente.
Muito mais que raízes.

1) Nessa estrofe o eu lirico se mostra profundamente cansado.Como se percebe que seu estado de fadiga e na verdade intenso?

2) Explique porque o eu lirico pede LICENÇA & PERDÃO, para descansar.

3) Nos dois últimos versos que diferença se pode estabelecer entre SEMENTE E RAÍZES?

4) Observe que as palavras eu e perdão que aparecem no poema apresentam o encontro de vogal com semivogal na mesma sílaba. Há nele outras palavras com a mesma características?Quais?


Me respondam por favor, Vale 2 pontos em minha média, Obrigado desde já..

1
Ela passou hoje cedo na primeira aula como terno contra turno todo dias, ela pediu para a gente resolve-los assim que chegarmos em csa..
Casa, pois estaria valendo pontos..
E então, ?
Aí está. acredito que a resposta seria mais simples se tivesse sido escrita junto com você, mas você está sem tempo.
Mesmo assim, obrigado..

Respostas

2014-04-24T12:02:39-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
1) Para respondê-la é preciso saber o que é fadiga intensa. É o cansaço máximo. o poeta quer dormir, quer descansar por horas, quer o sono profundo. E ele diz que QUER. Pra dormir, não basta ir pra cama? Se ele diz que quer, ele não deve estar conseguindo. Ou então a vida dele está tão pesada que nem dormindo à noite ele descansa.

2) Pra responder essa, vamos entender o sentido de se pedir licença e perdão. porque ele quer dormir demais, quer se desligar da vida, quer largar tudo. Você pode pedir licena e perdão à sua professora, mas está muito cansado e não vai entregar o dever. E você só pede permissão e desculpa se sabe que está fazendo algo que não deveria...

3) Pra responder essa, vamos pensar no que é uma semente e no que é uma raiz. o que é semente? é o que vai virar planta. O que são raízes? É a parte da planta que entra bem no fundo do chão. A semente vai mudar, vai crescre. A raiz vai se fixar, vai prender. a semente é o futuro, a raiz é o presente.

4) Encontros de vogais e semivogais na mesma sílaba: fio, espécie.


1 5 1
Obrigado :D
Qualquer coisa, de mais alguma pergunta eu pergunto ok?
Tente ler o texto, as respostas, entendê-las, porque se a professora te pedir uma explicação você deve saber falar.
Ok..