Me ajudem a elaborar perguntas sobre esse texto?

De Salvador para o Rio de Janeiro

No início do século VXIII, com a expansão da atividade mineradora, a cidade do Rio de Janeiro tonou-se o principal centro de ligação entre a Europa, as Minas Gerais e o restante da colônia. As mercadorias provenientes do Nordeste e do Sul, por exemplo, passam pela cidade do Rio de Janeiro antes de seguirem para a região mineradora. Já o ouro recolhido em Minas Gerais era levado até o porto da cidade, de onde seguia para a metrópole. O Rio de Janeiro era também a principal porta de entrada de produtos estrangeiros na colônia. A importância estratégica e econômica do Rio de Janeiro e a proximidade da cidade com a região de mineração são razões que ajudam a explicar a ordem dada pela Coroa Portuguesa de transferir, em 1763, a sede do vice-reino do Brasil de Salvador,Na Bahia, para o Rio de Janeiro. A cidade tornou-se o principal centro urbano da colônia e assumiu definitivamente o papel principal articuladora nas relações entre as capitanias."

Me ajudem por favor... Obrigado.

2

Respostas

  • Usuário do Brainly
2014-04-24T15:29:22-03:00
Qual era a importância estratégica e econômica do Rio de Janeiro?

Espero ter ajudado em alguma coisa.
1 5 1
Qual a Resposta por favor?
a proximidade da cidade com a região de mineração são razões que ajudam a explicar a ordem dada pela Coroa Portuguesa de transferir, em 1763, a sede do vice-reino do Brasil de Salvador,Na Bahia, para o Rio de Janeiro.
A melhor resposta!
2014-04-24T16:09:30-03:00
.Quem tonou-se o principal centro de ligação entre a Europa, as Minas Gerais e o restante da colônia?

.Qual estado era a principal porta de entrada de produtos estrangeiros na colônia?

.A onde chegam as mercadorias provenientes do Nordeste e do Sul?


3 5 3
Qual as respostas por favor?
1) Rio de Janeiro
2) Minas Gerais
3) Para a região mineradora
Obrigado :3