Respostas

2013-02-23T12:43:15-03:00

Número racional é todo o número que pode ser representado por uma razão (ou fração) entre dois números inteiros.

O conjunto dos números racionais (representado por ) é definido por:

Em outras palavras, o conjunto dos números racionais é formado por todos os quocientes de números inteiros a e b, em que b é não nulo. O uso da letra "Q" é derivado da palavra inglesa quotient, cujo significado é quociente, já que a forma de escrever um número racional é o quociente de dois números inteiros.

São exemplos de números racionais:      

 

 

1 1 1
A melhor resposta!
2013-02-23T12:53:06-03:00

sao aqueles que podemos escrever na forma de fraçao entre numeros inteiros , com o denominador diferente de zero. Sao exemplos: 0,05 (um decimal exato), que pode ser obtido pela divisao entre 5 e 100, ou seja, pode ser escrito como 5/100; -43 e 12 (numeros inteiros), que podem ser escritos como -43/1 e 12/1; a dízima periódica 0,33333...; que pode ser escrita como o resultado da divisao entre 1 e 3, entao 1/3. A fração representa uma razao entre duas grandezas, isto é, uma comparação entre medidas do mesmo tipo. Assim, com os numeros racionais, podemos medir e resolver problemas de proporcionalidade, porcentagem e probabilidade, por exemplo.

 

ESPERO TER AJUDADO...

1 5 1