Respostas

2013-06-10T21:38:30-03:00

É através dos educadores que se tem a educação. A resposta é baseada numa lógica muito simples, se você tem um bom educador disponível a educar, logo, a probabilidade da pessoa a ser educada, ser ao final bem educada, é grande.

Com boa educação, a visão do sistema público melhora socialmente, e não apenas em número. Tem que se lembrar que no Brasil temos grandes educadores, mas o governo não disponibiliza regras que permitam tais educadores atuarem com o profissionalismo que são capazes, logo, a visão do sistema publico educacional é belo em números, mas uma blasfêmia em visão realista.

Resumindo, com bons educadores, a qualidade do sistema público de educação aumenta; e não é apenas a questão de bons educadores, esse "bons" reflete na dinâmica da educação empregada, no entrosamento com as pessoas a serem educadas, e muitos outros detalhes que você vê na própria sala de aula -tentativas de seus professores de diferenciar as aulas.

Espero ter ajudado.

1 2 1
2013-06-10T22:36:44-03:00

O professor e a escola como um todo podem ser um elo muito importante entre o educando, a família e a sociedade, no intuito de observar ou até mesmo apontar soluções a problemas que interferem diretamente no objetivo maior da educação, que é a aprendizagem do aluno (SANTOS, 2008).

Segundo Libâneo (1998), o mundo contemporâneo pede uma participação mais efetiva da escola. O autor destaca a importância de a escola ser valorizada para que com ela, se reforce a luta contra a desigualdade e a marginalização social.

Libâneo (1998) ressalta também que a vida contemporânea afeta as práticas de convivência humana, ou seja, com os avanços dos meios de comunicação mexem direto com o trabalho do professor, uma vez que os próprios alunos levam o seu cotidiano, a rua, a cidade, a televisão e os problemas para a classe. Desta forma, o professor precisa estar preparado para lidar com essas diversidades, procurando reciclar seu conhecimento, rever o cotidiano e refletir criticamente a realidade, buscando os fatores envolvidos.