Respostas

2014-04-24T19:10:10-03:00
Cátions são os carregados positivamente e ânions são os carregados eletronegativamente, Cátions são os metais e ânions são ametais ou não metais.


Espero ter ajudado!
A melhor resposta!
2014-04-24T19:12:08-03:00
Cátion é um átomo que possui carga positiva, ou seja, perdeu 1 elétron. O número de prótons é maior que o número de elétrons.

Nos ânions, o número de elétrons é maior que o número de prótons, Eles ganharam/receberam um elétron a mais, normalmente para se estabilizar conforme a regra do octeto!

Exemplo: O composto cloreto de sódio NaCl, quando dissolvido em água dissocia-se em Na+ e Cl- . Fica claro que o Cloro ganha um elétron, proveniente do Sódio. 
1 5 1