Para saber se é homozigoto ou heterozigoto, é preciso descobrir o genótipo dos seus pais. Isso você faz observando o fenótipo deles, dos seus avós, tios. Depois disso fica fácil descobrir se é homo ou heterozigoto. É claro que isso nem precisa ser feito quando se tratar de uma característica determinada por alelos recessivos. Por exemplo, se você tem olhos azuis, sabe-se que você é "a" "a" , homozigoto.
Agora, se você tiver olhos castanhos mas sua mãe tiver olhos azuis e seu pais olhos castanhos, sabe-se que você tem um gene "a" da sua mãe e um gene "A" do seu pai, portanto é heterozigoto.

Respostas

2014-04-24T20:39:51-03:00
Depende para qual característica você quer saber.
Cada ser vivo apresenta um conjunto variado muito grande de características. Essas características podem se apresentar de homozigose ou heterozigose e também pode ser governada por interação de diferentes genes, de modo que, quando falamos em homo ou heterozigoto, devemos deixar claro, a característica que estamos falando. Para muitas características, existe uma base de elucidação muito simples como a polidactilia, a fenilcetonúria, fator sanguíneo e muitas outras. Já para a cor dos olhos, por exemplo, existe um conjunto de genes interagindo.
1 5 1