Respostas

A melhor resposta!
2014-04-24T21:56:08-03:00
Denotação: Uso das palavras em sentido propio.

Conotação: Uso das palavras com sentido figurado. 
1 5 1
2014-04-24T21:58:41-03:00
A denotação é justamente o resultado da união existente entre o significante ou plano da expressão - uma parte perceptível, constituída de sons e o significado ou plano do conteúdo - a parte inteligível, o conceito, ou entre o plano da expressão e o plano do conteúdo. numa palavra que ouvimos, percebemos um conjunto de sons ( o significante), que nos faz lembrar de um conceito (o significado). A conotação resulta do acréscimo de outros significados paralelos ao significado de base da palavra, isto é, um outro plano de conteúdo pode ser combinado ao plano da expressão. Este outro plano de conteúdo reveste-se de impressões, valores afetivos e sociais, negativos ou positivos, reações psíquicas que um signo evoca. 
Portanto, o sentido conotativo difere de uma cultura para outra, de uma classe social para outra, de uma época a outra. Por exemplo, as palavras senhora, esposa, mulher denotam praticamente a mesma coisa, mas têm conteúdos conotativos diversos, principalmente se pensarmos no prestígio que cada uma delas evoca. 
Exemplos: 

1 – Foice – instrumento agrícola ( denotação ) 

2 – Foice – ideologia marxista ( conotação )