Respostas

2014-04-24T22:59:53-03:00
A palavra antropologia, vem de antropo= homem, logia=ciência. Ou seja, é a ciência que estuda o Homem, ou melhor, o comportamento cultural do ser humano. 
No passado, a antropologia serviu de base para o colonialismo e a exploração das colônias pelas metrópoles. Os antropólogos defendiam que as culturas dos povos colonizados eram inferiores às dos colonizadores. Eles também defendiam que o negro tinha nascido para trabalhar e o branco para estudar. Assim, dizia-se que o intelecto do homem negro era inferior ao do homem branco, para justificar a escravidão. 
A inferiorização das culturas dos países colonizados, tidas como primitivas ou atrasadas, também justificava a colonização e exploração das mesmas. Com o tempo, surgiram a Abolição da Escravatura e a Independência das colônias das metrópoles. 
Na nova ordem mundial estabelecida pela defesa dos direitos humanos e igualdade entre os povos, os erros dos pesquisadores do passado foram descobertos e a antropologia passou a ser tida como "a ciência do racismo", devendo ser banida da humanidade. 
No entanto, os teóricos que defendiam o fim da antropologia não levavam em consideração que, se a antropologia cometeu erros no passado, foi porque os próprios antropólogos os descortinaram. Estabeleceram-se então novos paradigmas para a antropologia, como a afirmação de que não existem culturas superiores e inferiores, mas sim diferentes. 
Outros conceitos importantíssimos foram criados como a cultura de massa, cultura popular e cultura erudita. A cultura erudita é a da classe culta. A cultura popular é a da classe do povo, representando os modos e costumes do mesmo. A cultura de massa é a cultura da alienação, voltada para o consumismo e espetacularização dos eventos culturais a fim de que a classe dominante obtenha o lucro. 
Como se vê, a antropologia é importantíssima nos dias atuais para compreendermos as diferenças culturais entre os povos e as formas de dominação culturais das classes dominantes sobre as classes populares.
2014-04-24T23:07:38-03:00
Antropologia  é a ciência que tem como objeto o estudo sobre ohomem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões.A divisão clássica da Antropologia distingue a Antropologia Cultural da Antropologia Biológica. Cada uma destas, em sua construção, abrigou diversas correntes de pensamento.Pode-se afirmar que há poucas décadas a antropologia conquistou seu lugar entre as ciências. Primeiramente, foi considerada como a história natural e física do homem e do seu processo evolutivo, no espaço e no tempo. Se por um lado essa concepção vinha satisfazer o significado literal da palavra, por outro restringia o seu campo de estudo às características do homem físico. Essa postura marcou e limitou os estudos antropológicos por largo tempo, privilegiando a antropometria, ciência que trata das mensurações do homem fóssil e do homem vivo.