Respostas

A melhor resposta!
2014-04-25T02:07:14-03:00
A Era das Grandes Navegações foi entre os séculos XV e XVI. Nessa época, ps navegadores tinham muitos medos imaginários, devido à falta de conhecimento verdadeiro sobre o globo terrestre. Eles não sabiam, por exemplo, que existia gravidade, e que a Terra tinha uma forma arredondada, e por isso achavam que poderiam cair em um abismo, encontrar monstros, entre outros.

Nessa época, os países europeus que quisessem especiarias de territórios do oriente, principalmente da Índia, tinham que pagar preços altíssimos aos comerciantes de Gênova e Veneza, localizadas na Itália. O único acesso que se tinha ao oriente era por meio do Mar Mediterrâneo, que banha a maior parte da Itália. Os portugueses queriam descobrir outra forma de acesso ao Oriente, para não terem que pagar esses preços tão altos, e também para descobrirem novas terras, onde eles poderiam explorar recursos valiosos e obter muito lucro. 

A cruz nas caravelas é a Cruz da Ordem de Cristo, emblema da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo, uma ordem religiosa e militar. Um dos motivos dessa cruz nas caravelas é que foi dada a essa Ordem a obrigação de estabelecer o direito espiritual sobre as terras descobertas.

O pioneirismo português nas grandes navegações foi devido à diversos fatores: experiência em pescas, bom financiamento vindo da burguesia e da nobreza, preocupação com estudos náuticos e qualidade de embarcações marítima superior à de outros territórios. 


1 5 1