Respostas

A melhor resposta!
2014-04-25T08:50:36-03:00
1. Inicialmente, a física tem a matemática como linguagem natural (e o que mais veremos, serão números na copa, certo? Desde o placar até os cofresdo banco que se encherão de dólares).
Teoria da relatividade: No estudo da Mecânica, a velocidade, por exemplo, é uma grandeza relativa, ou seja, sua medida depende do referencial do qual está sendo medido. (Se um jogador muto bom faz um super gol à uma distância muito surpreendente, basta, após o jogo, você assistir Esporte Espetacular... Sempre aparece um especialista calculando a quantos km/h a bola foi chutada e o ângulo em que ela entrou no gol.
2. Qualquer corpo oferece uma resistência à alteração do seu estado de repouso ou de movimento que se designa por inércia. (Lei da Inércia, lembra?) Se a bola estiver parada durante um pênalti e o jogador chutá-la, essa Lei será aplicada.
3. Uma bola em movimento no ar está sujeita a forças aerodinâmicas causadas pela pressão e viscosidade do meio, como a força de arrasto e a força de sustentação. 
4. Devido às propriedades da força de arrasto (aqui em cima ^), uma bola rugosa oferece menos resistência ao ar do que uma bola lisa. Este fenómeno pode parecer estranho, mas é o que realmente acontece. A rugosidade da bola diminui a resistência do ar, a altas velocidades. 
5. Sustentação. Essa força surge quando a bola gira em torno do seu centro, produzindo (Efeito Magnus). Este manifesta-se quando um jogador chuta a bola e, dependendo de onde ocorre o contacto do pé com a bola, é possível imprimir-lhe uma rotação capaz de alterar a sua trajetória retilínea.O que faz com que seja, ou não, goooooooooool! :)

Abraço!
 
1 5 1