"A determinação da taxa de câmbio pode ocorrer de dois modos: institucionalmente, pela decisão das autoridades econômicas com a fixação periódica das taxas (taxas fixas de câmbio), ou pelo funcionamento do mercado, no qual as taxas flutuam automaticamente em decorrência das pressões de oferta e demanda de divisas estrangeiras (taxas flutuantes ou flexíveis)" (VASCONCELLOS e GARCIA, 2009, p. 106). Assim sendo, leia as afirmações abaixo e, na sequência, assinale a alternativa correta.

I - No câmbio fixo, as reservas cambiais ficam menos vulneráveis a elevações na demanda por moeda estrangeira.

II - No câmbio fixo, o Banco Central é obrigado a disponibilizar reservas cambiais quando as mesmas forem requisitadas.

III - No câmbio flexível, a taxa é determinada pelo mercado de divisas, ou seja, pela oferta e demanda de moeda estrangeira.

IV - No câmbio flexível, o Banco Central fixa antecipadamente a taxa de câmbio com a qual o mercado deve operar.

ALTERNATIVAS

Somente a alternativa I está correta.

Somente a alternativa II está correta.

Somente as alternativas II e III estão corretas.

Somente as alternativas I, III e IV estão corretas.

Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2014-04-25T16:40:57-03:00
II e III
 Diferencie regime de câmbio fixo de câmbio flutuante. Câmbio Fixo: O Banco Central fixa antecipadamente a taxa de câmbio com a qual o mercado deve operar. Disponibilização de reservas para o mercado quando requisitado. Desvantagem: Vulnerabilidade a elevações na demanda por moeda estrangeira; Elevadas taxas de juros para evitar a saída de reservas; Política monetária completamente amarrada á questão cambial.  Câmbio Flutuante: A taxa de câmbio é determinada pela oferta e demanda de moeda estrangeira, no mercado de divisas. O Banco Central não é obrigado a disponibilizar suas reservas cambiais. Vantagem: Defesa das reservas cambiais; política monetária direcionada para outros objetivos. Desvantagem: Volatilidade – mercado financeiro – nacional/internacional, inclusive especulativas.

2 1 2