Respostas

2014-04-25T11:01:45-03:00
A atitude filosófica possui algumas características que são as mesmas, independente do conteúdo investigado. Estas características são: - Pergunta o que a coisa ou valor ou a ideia é. A filosofia pergunta qual é a realidade ou a natureza e qual a significação de alguma coisa, não importando qual.
- Pergunta como a coisa ou valor ou a ideia é. A filosofia indaga qual é a estrutura e quais são as relações que constituem uma coisa ou uma ideia ou um valor.
- Pergunta por que a coisa ou a ideia ou valor existe e é como é. A filosofia pergunta pela origem ou pela causa de uma coisa ou a ideia ou valor.
A atitude filosófica inicia-se dirigindo essas indagações ao mundo que nos rodeia e às relações que mantemos com ele. Pouco a pouco, porem, descobre que essas questões se referem, afinal, à nossa capacidade de conhecer, à nossa capacidade de pensar.
Por isso, pouco a pouco, as perguntas da filosofia se dirigem ao próprio pensamento: o que é pensar, como é pensar, por que há o pensar? A filosofia torna-se, então, o pensamento interrogando-se a si mesmo. Por ser uma volta que o pensamento realiza sobre si mesmo, a filosofia se realiza como reflexão.
1 4 1