Respostas

A melhor resposta!
2014-04-25T17:32:18-03:00
Olá Mateus1997

A conferência de Bretton Woods,ou se preferir os Acordos de Bretton Woods(falando nisso na pergunta você esqueceu de um t em Bretton),eram fruto da imaginação americana,não no sentido utópico da palavra,mas no sentido de que eles almejavam uma forma de penetrar em mercados até então fechados,basicamente,na reconstrução da economia pós 2°guerra.Sua proposta principal era a remoção de fluxo de capital interacional.
As negociações começaram ainda em 1944,por parte das maiores potências da época os Estados Unidos da América(que sairia da guerra como a maior potência econômica,militar,cultural e científico-tecnologicamente falando) e o Reino Unido que ao lado de sua ex-colônia  emergia como uma grande potência.
Seus principais resultados,foram,resumidamente,a criação do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento(ou se preferir chame-o de BIRD),e o Fundo Monetário Internacional(FMI se preferir).
Em 1973, diante de pressões crescentes na demanda global por ouro, Richard Nixon, então presidente norte-americano, suspendeu unilateralmente o sistema de Bretton Woods, cancelando a conversibilidade direta do dólar em ouro.

Espero ter ajudado,qualquer dúvida é só chamar,bons estudos!!!!!!
1 5 1