Respostas

2014-04-25T15:12:30-03:00
verdadeiras porções de água que se deslocam nos oceanos e caracterizam o clima das regiões litorâneas.
A melhor resposta!
2014-04-25T15:28:27-03:00
As correntes marítimas são verdadeiras porções de água que se deslocam nos oceanos e caracterizam o clima das regiões litorâneas. As quentes podem amenizar o clima, como faz a corrente do Golfo em relação ao clima da Europa Ocidental. As frias, como as de Humboldt e Benguela, por exemplo, são responsáveis pela ocorrência de desertos devido à menor umidade que transferem para a atmosfera. Elas têm suas próprias condições de temperatura e pressão. As correntes frias têm origem nas regiões polares, enquanto que as correntes quentes têm na zona tropical.
A água funciona como um armazenador de calor, absorvendo o calor do Sol no equador e levando-o aos pólos pelas correntes oceânicas, conduzidas pelo vento. Os ventos que sopram sobre as superfícies marítimas põem em movimento importantes correntes oceânicas que desempenham um papel determinante nos climas de várias regiões. A corrente do Golfo é um dos exemplos mais conhecidos.
Esta corrente desloca água quente do Golfo do México até à Islândia, contribuindo para um clima europeu mais suave. Na sua origem estão os ventos alísios, ventos que, soprando de leste para oeste à volta dos 15º de latitude norte, empurram a água do Atlântico para o mar dos Sargaços. Neste lugar cria-se uma espécie de cúpula, a água concentra-se e o mar sobe cerca de um metro acima do nível normal. A água, obviamente, tende a sair desta cúpula e é este fluxo, desviado pela costa americana e pela rotação da Terra que forma a corrente do Golfo. Existem muitas outras correntes criadas pelos ventos em todos os oceanos do planeta, como as correntes frias do Labrador ou de Humboldt. Ta aiii'
1 5 1