(FURG - RS) Num estacionamento para automóveis, o preço por dia de estacionamento é de R$ 20,00. A esse preço estacionam 50 automóveis por dia. Se o preço cobrado for de R$ 15,00, estacionarão 75 automóveis. Admitindo que a procura pelo estacionamento seja uma função do preço, do tipo afim, então, a função que a representa é:

a) y = 1/5x - 150
b) y = 5x - 375
c) y = -5x + 750
d) y = - 1/5x + 150
e) y = -5x + 150

2

Respostas

2014-04-25T16:42:33-03:00
Essa questao ja foi resolvida no site. Mas vamos la:
Se trata de uma funçao do primeiro grau onde F(x)= a.x +b
a forma mais facil de resolver e atraves de um sistema:
50 = a.20 + b (I) 
75 = a.15 + b (II) 

Fazendo II - I, temos: 

25 = -5.a => a=-5 

Substituindo a em I, temos: 

50 = -5.20 + b 
b = 150 
Logo: y = -5*x +150 

3 4 3
A melhor resposta!
2014-04-25T17:16:26-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
(20,50)
(15, 75)

Calculo de A :

 a = y2 - y1 ==> a= 75 - 50 ==> a= 25 ==> a = - 5
       a2 - a1            15 - 20             - 5


Calculo de B :

    y = ax + b

    75 = -5(15) + b ==> - b = - 75 - 75(-1)

              b = 150 

   A função será  :  Y = - 5v + 150
 

Letra E
  
2 5 2