O assunto relacionado às reações de oxirredução pode ser abordado na prática a partir de um experimento bem simples. O experimento baseia-se na imersão de um pedaço de palha de aço em água sanitária por alguns minutos. Após este tempo, a palha de aço é removida e é possível observar que houve a formação de uma substância avermelhada (Fe2O3). Este composto é formado a partir da reação entre ferro, presente na palha de aço, e hipoclorito de sódio (NaClO), presente na água sanitária, sendo que tal reação é representada pela seguinte equação:

2Fe + 3NaClO → Fe2O3 + 3NaCl Nesta reação o ferro sofreu variação de nox de zero para +3, relativos às substâncias Fe e Fe2O3, respectivamente. A variação de nox sofrida pelo cloro foi de +1 para -1, relativos às substâncias NaClO e NaCl, respectivamente. Os demais elementos não sofreram variação nos números de oxidação. A partir destes dados, responda: qual elemento é o agente oxidante e qual elemento é o agente redutor na reação entre o Fe e o NaClO (no máximo 2 linhas)? Justifique sua resposta explicando o que caracteriza o agente oxidante e o agente redutor (a justificativa deve ter no máximo 4 linhas). (valor total da questão 1,0 ponto)

1

Respostas

2014-04-25T18:45:25-03:00
Na equação citada, o Agente Redutor é o Fe e o Agente Oxidante é o NaClO. A explicação é que o Agente Redutor é responsável por reduzir a outra espécie da reação, enquanto que o Agente Oxidante é responsável por oxidar a outra espécie. Outra observação é que o Agente Redutor é quem oxida (aumenta o NOX) e o Agente Oxidante é quem reduz (diminui o NOX).