TEXTO 1
“Português é muito difícil”
Essa afirmação preconceituosa é prima-irmã da ideia [...] de que “brasileiro não sabe português”. Como o nosso ensino da língua sempre se baseou na norma gramatical de Portugal, as regras que aprendemos na escola em parte não correspondem à língua que realmente falamos e escrevemos no Brasil. Por isso achamos que “português é uma língua difícil”: porque temos de decorar conceitos e fixar regras que não significam nada para nós. No dia em que nosso ensino de português se concentrar no uso real, vivo e verdadeiro da língua portuguesa do Brasil é bem provável que ninguém mais continue a repetir essa bobagem.
Todo falante nativo de uma língua sabe essa língua. Saber uma língua, no sentido científico do verbo saber, significa conhecer intuitivamente e empregar com naturalidade as regras básicas de funcionamento dela.
Está provado e comprovado que uma criança entre os 3 e 4 anos de idade já domina perfeitamente as regras gramaticais de sua língua! O que ela não conhece são sutilezas, sofisticações e irregularidades no uso dessas regras, coisas que só a leitura e estudo podem lhe dar. Mas nenhuma criança brasileira dessa idade vai dizer, por exemplo: “Uma meninos chegou aqui amanhã”. Um estrangeiro, porém, que esteja começando a aprender português, poderá se confundir e falar assim. [...]

Texto 2

Aula de Português
A linguagem
na ponta da língua,
tão fácil de falar
e de entender.

A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que ela quer dizer?

Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, seqüestram-me.

Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a prima.

O português são dois; o outro, mistério.

7) Na quarta estrofe, ocorre uma retomada da língua mencionada na primeira estrofe.
a) Segundo essa quarta estrofe, em que situações era mais comum o emprego dessa língua ?
b) De acordo com os critérios defendidos no texto 1, o eu lírico sabia a gramática de sua língua antes de frequentar as '' aulas de português '' ? Por que ?

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-04-25T19:19:02-03:00
7.

a) No dia-dia, em ações comuns, como pedir comida, conversar, brigar, discutir e até amar, através do beijo, e nesse último caso uma objetivação da palavra "língua" que antes era tratada como apenas a língua portuguesa para o órgão.

b) Sabia, pois ele sabia falar corretamente e usar as palavras para formar frases e textos com sentido, ele apenas não sabia de regras, normas e requintes gramaticais, como nomes, termos e porquês.
1 5 1
Brigadão mano deus abençoe.precisar algum tamo ae.