Respostas

A melhor resposta!
2014-04-25T19:38:41-03:00
Simplificando bem para você entender.

É quando a frase não tem preposição. Vamos ao exemplo :

- João vende paçoca.

Veja que entre o verbo VENDE e o substantivo PAÇOCA não existem preposição, então é objeto direto. Já se fosse assim :

- João vende a paçoca

Como tem a preposição "a" é objeto indireto.
1 5 1
2014-04-26T11:25:24-03:00
Objeto direto é o que se liga ao verbo sem fazer uso de uma preposição... Ex: João vendia roupas ... João ( sujeito) Vendia (verbo) roupas ( objeto. direto)... Ou seja não apareceu nenhuma preposição para separar sujeito do verbo...
Já o Objeto indireto é o contrário do objeto direto... Sempre terá um preposição para acompanhar... Ex: Pedro gosta de música... Pedro ( sujeito), gosta (objeto indireto) porque quem gosta, gosta "de" alguma coisa, exigindo a preposição "DE", "de música" que é o objeto indireto por causa da preposição...