Charge: " Vou me aposentar amanhã e sabe o que eu vou fazer? Andar até o fim desta linha de montagem e descobrir o que estou fazendo há 30 anos! ".

Pergunta: (a) A charge faz a alusão a um modelo de organização do trabalho e da produção. explique-o.
(b) Considerando a explicação do modelo de organização do trabalho, analise quais críticas são feitas pelo autor da charge a essa forma de gerenciamento do trabalho.

1

Respostas

2014-04-25T20:10:08-03:00
Olá!
Letra a:
A charge faz alusão não só a um como a dois modelos de organização de trabalho (caso só poder ser um, você vê qual se encaixa melhor). Fala-se do Taylorismo e do Fordismo.

O Taylorismo é denominado assim devido um engenheiro mecânico chamado Frederick Taylor. Mas o que esse modelo realmente propõe é a noção que o usuário deveria apenas exercer sua função em menor tempo possível durante esse processo, e ele não tinha necessidade de conhecer como se chegava ao resultado final, apresentando uma rigorosa divisão técnica.
(Essa foi mais adequada para a sua questão)

E temos também o Fordismo, desenvolvido pelo famoso Henry Ford, a qual propunha a introdução dessas linhas de montagem, que cada operário ficava em um dado local realizando uma tarefa específica enquanto o produto fabricado era deslocado no interior da fábrica numa espécie de esteira.

Letra b:
A principal crítica que tomamos é a intensa exploração trabalhista que houve em determinadas épocas, e que ainda existe hoje, mesmo que bem discretamente por aí.
O trabalhador era condicionado a mais de 10horas de trabalho, e como esses trabalhos eram de maioria braçais, acarretava em demasiado esforço e cansaço físico e psicológico. Essa é a principal crítica sendo que esse assunto é bem extenso...

Espero ter ajudado!
27 4 27